terça-feira, 4 de agosto de 2015

                                EFEITO DE MAGNUS


Você já ouviu falar de bola de efeito? É quando um jogador arremessa a bola e ela faz uma curva no ar, em vez de seguir reto. Como isso é possível?
Esse é o chamado "efeito Magnus" e acontece quando a bola é lançada pelo ar, girando rapidamente. O efeito depende da velocidade de rotação da bola e também da quantidade de ar que a bola arrasta quando gira. Quanto menos lisa for a bola, mais ar ela arrasta e maior é o efeito. É por isso que a bola de tênis é peluda.
Uma propriedade dos fluidos é que, quando a velocidade aumenta, a pressão diminui (Princípio de Bernoulli).
Agora vamos acompanhar uma bola em movimento: O ar está passando pela bola. Enquanto ela se move, um pouco de ar também é arrastado por ela durante os giros. Onde a bola e o ar se movem na mesma direção, a velocidade é maior e a pressão é menor. Onde o ar arrastado pela bola se move em direção contrária ao ar que passa pela bola, a velocidade é menor e, consequentemente, a pressão é maior. Essa diferença de pressão faz com que a bola se desvie do seu caminho normal, produzindo o efeito Magnus.



Fonte: http://br.geocities.com/saladefisica3/laboratorio/magnus/magnus.htm

   Aqui mostraremos um vídeo aonde essa teoria foi comprovada através de um lançamento de uma bola de basquete com a mesma rotacionando muito rápido para que o efeito aconteça:

https://www.youtube.com/watch?v=QtP_bh2lMXc

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário